AMD Vega cada Vez Mais Perto


     Já falamos aqui de uma grande novidade da CIES 2017, foi a AMD quem trouxe, na verdade, uma empresa do tamanho da AMD, não poderia ficar de fora dessa festa, aliás o que é a parada gay sem a bancada LGBT, piadas a parte, na CES 2017 a AMD enfatizou a nova arquitetura que será usada nas placas de vídeo, a arquitetura batizada de Vega, terá um novo jeito de ser, algo totalmente diferente do apresento pela AMD até hoje. E a cada dia se aproxima mais ainda o lançamento da linha vega, a previsão da AMD é para o final de 2017, acreditamos que isso vai revolucionar o mundo das placas de vídeo dedicadas.

     Uma das novidades dessa nova arquitetura é a memória gráfica HBM2, que vem para oferecer uma maior comunicação de dados, sendo muito mais veloz e consequentemente mais eficiente principalmente para jogos, outra novidade é a microarquitetura Next Compute Unit, isso dará um ganho absurdo, são dois exemplos simples, com ela a GPU conseguirá executar até 512 operações de 8 bits por ciclo de clock — ou 256 operações de 16 bits ou 128 operações de 32 bits, na teoria é um ganho fantástico, mas como tudo no mundo da tecnologia, o que manda é a prática. Mas na prática da teoria, seria basicamente um caminho mais curto que a placa teria percorrer para trabalhar, isso consequentemente ele fica mais rápida, é um pouco complexo, porém bem simples, pensando dessa forma, porém mesmo com essa tecnologia, totalmente inovadora, parece que o principal segredo dessa nova tecnologia é mesmo a memória HBM2, seria no caso o principal motivo da melhora alcançada.

     E realmente eu sei que deve ter gente que esta se pergunta “Será que vai ser isso tudo mesmo?”, pelo visto realmente será, em restes realizados, com a nova arquitetura e em 4K, atingiu seus tão sonhados 60 FPS, que é o sonho de muita gente hoje, jogar finalmente em 4K, com os 60 FPS usando uma única placa de vídeo. E realmente é isso que eu também espero, afinal o 4K é o futuro da resolução, e finalmente a gente pode já enxergar, não só pela AMD, a Nvidia vem trabalhando bastante nisso, e com certeza mais para frente deve trazer algo novo ainda nesse semestre, lembrando que isso é um achismo, ainda não se sabe ao certo.

Quando Será o Lançamento?

     A AMD não divulgou a data de lançamento mas provavelmente será no fim de 2017 ou início de 2018, mas a AMD disse ainda que a apresentação no evento, se resumiu a mostrar detalhes da nova tecnologia, claro, isso para deixar a gente com água na boca, mais uma vez, o que nos resta é aguardar, por sinal, é bem provável que a Nvidia, traga algo novo antes da AMD como sempre. Porém isso tudo é uma grande evolução da AMD, me surpreendeu por sinal, no caso olhando alguns resultados.

 

 

 


1 thought on “AMD Vega cada Vez Mais Perto”

Interaja com a gente! :)