Computador da Nvidia Para Inteligência Artificial


     Hoje em dia, é muito comum a gente ouvir e ler, em muitos lugares tocando no assunto “Inteligência Artificial”, antigamente, a gente só via essas coisas nos filmes, não é mesmo? Mas hoje a gente já consegue enxergar isso como uma realidade, é lógico que isso ainda não é algo totalmente acessível a grande maioria, pois é algo ainda bem caro.

     Vemos cada vez mais empresas investindo em inteligência artificial. Recentemente a Nvidia lançou seu primeiro supercomputador, voltado para inteligência artificial, o DGX-1, que por sinal foi sucesso de vendas, esse computador já conquistou 100 clientes, e isso pode até parecer pouco, se não fosse o valor do DGX-1, que custa US$ 129 mil, é isso mesmo, com certeza você acha preço melhor no mercado, mas mesmo assim o DGX-1 vai muito bem nas vendas. Pois é bastante completo, quando o assunto é inteligência artificial, é um sistema totalmente pronto no seu conjunto, além de ser bastante portátil.

     Essa belezinha tem na sua estrutura de hardware,  oito poderosas GPUs Tesla P100, na arquitetura pascal, cada uma delas tem 16 GB de memória HBM2, além do processador super poderoso o Intel Xeon, 512 GB de Ram DDR4, quatro SSDs de 1,92 TB em RAID 0 e fonte de alimentação de 3.200 W, ta bom ou quer mais gente boa? Como já disse anteriormente, é muita máquina parceiro. Será que roda GTA V tudo no ultra? (Brincadeiras a parte). É uma máquina fantástica, mas muito voltada para grandes empresas, que pretendem trabalhar com a inteligência artificial, que na verdade seria uma grande economia, visando muitos outros pontos de gastos que grandes empresas tem, com gestão de redes, software, entre outras coisas.

     O SO é uma versão do Ubuntu Server, o sistema já vem bastante avançado, para aprendizagem avançada, e ferramentas de desenvolvimento, ou seja, esse sistema é muito brabo, avançado demais, e muito bem projetado para sua função.

    O que tem sido mais interessante e tem atraído o público alvo, a comprar esse produto são alguns pontos, primeiro como vocês já viram é um excelente produto, com uma excelente capacidade de processamento, mas além disso, um grande atrativo, é que você apenas precisa, comprar,ligar e “usar”, não é tão simples assim, porém muito mais simples que a maioria, poupando muito tempo das empresas, com ajustes de servidor, software, entre outros. E ele ser mais caro, com certeza tem um motivo, por isso é um caro que vale a pena, pra quem pode pagar.

     Acho que a Nvidia, não pretende parar por ai, e com certeza seu objetivo é continuar projetando computadores desse gênero, e com certeza buscando cada vez preços mais acessíveis, e atingindo outros públicos, como empresas de menor porte.

 


Interaja com a gente! :)