DDR5 com 30% Mais Performance, FidelityFX Decepciona, Nvidia Assume Erro, No Brasil a RX 6700 XT


Fala meu Camarada, pronto pra umas noticias de hardware e tecnologia? Pois boa noite, e está começando mais uma edição do Brunão Nacional.

DDR5 poder dar até 30% de ganho de performance comparado ao DDR4

E para a primeira notícia da semana já vem uma bomba! Uma fabricante chinesa de memória chamada Longsys divulgou seus testes com DDR5 na décima segunda geração da Intel, e os resultados são bombásticos, ganhos de 28% no AIDA 64, que indicam o quão forte as novas memórias DDR5 estão vindo.

Os módulos testados, ambos em um processador Alder Lake S que não foi divulgado, foram DDR5 de 4800MHz, com CL 40, contra DDR4 de 3200MHz, que é uma das frequências mais comuns que vemos por aí hoje em dia, algo a se notar é que mesmo que os resultados mostram ganhos expressivos, não sabemos o quanto isso realmente irá impactar no uso real, como em jogos e programas, afinal os resultados são benchmarks de memória, e como podemos ver a DDR5 assim como a DDR4 teve uma perda grande quando o assunto é latência, apresentado basicamente o dobro, o que pode ser algo ruim principalmente para jogos mais dinâmicos, onde acessar um endereço de memória pode ser crucial para que um jogo funcione da maneira fluida.  

Nvidia assume o erro do desbloqueio do limitador de mineração

É oficial, realmente o bloqueio de mineração que a Nvidia tinha feito para evitar que mineradores não utilizassem sua nova RTX 3060 e sabe o que é o pior é culpa da Nvidia, aparentemente a fabricante de GPUs tinha liberado um driver beta antes do lançamento que não tinha o limitador ainda, e é claro os mineradores acharam esse driver e já estão livres para usar suas 3060 a todo vapor.

Sinceramente o seu camarada aqui não achou que isso ia durar muito tempo, já sabemos que quando são feitas travas via software nunca é uma certeza de que teremos a solução para sempre, e sem falar que a medida que tinha como objetivo número um, colocar mais placas no mercado a disposição de nós consumidores, mas os estoques não duraram e estamos com certeza em uma das piores altas de placas de vídeo da história, o que não contribui muito para que tenhamos placas para comprar.

Agora resta saber se a Nvidia vai seguir com o plano de aplicar o mesmo bloqueio a 3080 Ti, e se aplicar se esse bloqueio realmente será efetivo dessa vez.

Notícia: Lançamento da RX 6700 XT

E falando sobre escassez de placa temos mais um lançamento nessa semana, ontem na quinta-feira dia 18, foram disponibilizadas para venda as novas RX 6700 XT, e junto com elas é claro os reviews e a performance que para nossa tristeza não é tudo isso que esperávamos. o preço da placa ficou muito mais perto do valor da RTX 3070 mas acaba entregando performance similar a 3060 Ti e o pior, com desempenho pior no Ray-Tracing que ambas placas da Nvidia.

É claro que a AMD ainda precisa esperar sair os novos recursos como o FidelityFX para ser mais competitiva no Ray-Tracing, mas mesmo assim acaba sendo um pouco decepcionante já que estamos com poucas placas no mercado, e os lançamentos acabam sendo uma das poucas oportunidades para conseguir placas melhores, já que tudo está voando das prateleiras. E você meu camarada, comprou a 6700 XT ou vai esperar outros lançamentos?

E agora aquele giro de notícias rápidas para você ficar por dentro de tudo! QUICK BITS!

  • A Intel anunciou oficialmente os processadores da décima primeira geração que devem estar chegando nas lojas agora dia 30, a empresa deixou bem claro que essa geração terá o foco em games, com um ganho de IPC de 19% e com boa parte dos modelos beirando ou ultrapassando os 5GHz de clock, a Intel vem quente.
  • A primeira placa da linha CMP HX da Nvidia está finalmente a venda, vamos ver se agora sobra alguma placa para nós gamers, já que ao menos é esse o intuito da Nvidia com essa linha de placas, o problema que a 30HX, o modelo lançado ainda tem menos poder de mineração que a maioria das placas incluindo a 3060 que acabou de ser desbloqueada.
  • A Google para competir com a Apple também cortou parte da sua comissão da Play Store, ambas empresas usavam 30% de taxa, mas devido às recentes acusações da Epic de monopólio a Apple baixou essa taxa para 15% em empresas que lucram menos de 1 milhão de dólares por ano, a Google para não ficar para trás fez melhor, que agora os 15% são para o primeiro milhão por ano de todas as empresas, inclusive as que vão lucrar mais que isso, o que é bom para os desenvolvedores e bom para nós que provavelmente ganharemos uns descontinhos nas lojas.
  • A AMD parece ter corrigido um problema que vinha acontecendo na série 500 de placas mãe AMD, o problema fazia com que as USBs ficassem desconectando, principalmente as controladas pelo chipset, parece que a AMD já encontrou a solução e disponibilizou para as fabricantes, que devem liberar agora no começo de Abril às novas BIOS que corrigem o problema.
  • E falando de FidelityFX, a AMD disse em entrevista que pretende lançar a Feature ainda esse ano, o comentário não é muito animador para os já donos de placas Radeon que esperam o recurso para poder jogar principalmente com Ray-tracing tendo mais FPS, mas é de certa forma reconfortante já que uma tecnologia dessa não se desenvolve da noite para o dia, inclusive o DLSS da Nvidia demorou muito para se tornar usável, algo que a AMD quer evitar e fazer com que o recurso já seja bom logo de primeira. 

Interaja com a gente! :)