estabilizador-ou-filtro-de-linha

Estabilizador para PC ou Filtro de Linha?


     Quando o assunto é montar sua máquina sempre rola aquela questão de que um estabilizador para PC é imprescindível, mas será que é mesmo?

     Nós da GrapeTec montamos essa matéria para explicar de uma forma bem simples o que acontece com o uso do estabilizador, e de uma forma bem resumida, queremos deixar bem claro do porque afirmamos que o estabilizaSem-Título-1dor prejudica principalmente a fonte do seu PC.

     Então vamos lá, é simples de ver que o nome estabilizador não é a melhor definição para o mesmo, sendo que o mais correto seria seletor de tensão, cuja função é a de escolher dentre as tensões disponíveis a que se encontra mais próximo por exemplo de 115 Volts. Para fazer essa seleção é normal e esperado que essa chave seletora saia de uma posição, e somente um tempo depois, ela faça contato com outra posição de saída, pois se não tiver esse tempo, o que pode acontecer é que as tensões de diferentes valores possam se esbarrar assim causando um curto circuito. E é essa passagem de voltagem que de alguma forma prejudica sua fonte, pois por mais curto que o tempo seja, sua fonte deixa de ser alimentada, pois o estabilizador deixa de passar carga para os capacitores.

     Sabe aquele “Tec,Tec” chato que seu estabilizador faz? Então, esse “Tec,Tec” não é nada mais, nada menos que seu estabilizador tentando recuperar a energia para os capacitores, ou seja, ele esta passando energia demais para sua fonte, muito além do que ela precisa para funcionar de maneira adequada.

     O mais ideal é que você use um filtro de linha profissional no seu computador, com certeza ele dará conta do recado e não será prejudicial para sua fonte, saia dessa ilusão que o computador precisa de um “estabilizador” para estar seguro.


Interaja com a gente! :)