Novo HDMI


     Mais uma novidade apresentada no CES 2017, foi o HDMI 2.1, externamente, você não nota nenhuma diferença, parece a mesma coisa do 2.0, mas a mudança a interna, pois agora a versão 2.1, vai suportar transmissões até em 8k 60HZ. Como eu já havia dito, o novo HDMI foi apresentado no CES 2017, e em breve estará sendo comercializado.

     Por vários motivos essa tecnologia, foi concretizada, mas uma das principais razões é a largura de banda. Funciona da seguinte forma, o HDMI 2.0 funciona com 18 gigabits por segundo, o HDMI 2.1 já é mais brabo e oferece 48 gigabits por segundo. Um salto enorme, viram lambedores de maçarico quente. Isso proporciona uma qualidade muito melhor.

     Para os fanáticos e loucos por games assim como eu, tem novidade também, o HDMI 2.1 vai suportar o Game Mode VRR. Monitores dedicados a games já tem recursos parecidos. O objetivo é que o monitor, não tenha uma taxa de atualização fixa, e sim que o usuário possa flexibilizar a taxa de transferência, colocando assim a mais adequada com o jogo que está jogando no momento.

     Mas as gazelas, vão falar “há, 4K já é difícil alguém ter, imagina 8K” exatamente, quem falar isso tem total razão, mas temos que ver que tudo no mundo da tecnologia acontece muito rápido, e temos que pensar que hoje para amanhã as coisas podem mudar, coisas novas podem surgir, e algo que é absurdamente caro, de repente, de uma hora para outra fica mais acessível, por tanto já é interessante demais, ter tecnologias voltadas para resoluções absurdas, como 8K, 16K e ai por diante.

     O cabo 2.1 vai funcionar perfeitamente em dispositivos antigos, agora o cabo antigo em dispositivos já com o suporte 2.1, te fará perder qualidade, o cabo HDMI nunca foi um dos mais baratos, imagine agora, loucura pessoal. Está previsto o lançamento para meados ou final de 2017. Ainda não se sabe ao certo, mas não está longe.

 


Interaja com a gente! :)