HiKey 960 uma Placa Criada pela Google e Huawei


     O Raspberry Pi já é muito conhecido a bastante tempo por todos, porém agora a Google e a Huawei, se juntaram e criaram, algo bem parecido, porém com o preço mais elevado e bem mais melhorado, já adianto que o objetivo das empresas, não é concorrer com o Raspberry PiEssa plaquinha ela já é no mínimo surpreendente, ela foi batizada de HiKey 960 tem boas especificações, como por exemplo ela roda com sistema operacional Android, tem processador octa-core e 3 GB de RAM.

     O HiKey 960 tem em sua composição de hardware um Kirin 960, que é um chip da Huawei que contém quatro núcleos Cortex-A73 de 2,3 GHz e mais quatro Cortex-A53 de 1,8 GHz(Obviamente o segundo tem um desempenho inferior). Falando agora da GPU  que é uma Mali-G71 MP8. Seus 3 GB de RAM são do tipo LPDDR4 e há ainda 32 GB de memória UFS 2.1 para armazenamento interno de dados expansíveis com microSD de até 2 TB. Além de duas portas USB 3.0, e mais uma USB-C, porém 2.0, também tem um HMDI 1.2 com suporte para o FullHD.

     Como eu disse no inicio dá matéria o objetivo não é competir com o Raspberry Pi, o HiKey 960 pode ser empregado em diversas funções, porém ele foi feito com intuito de ajudar, desenvolvedores que trabalham criando software para Android, ela é uma placa compatível com Android Open Source Project (AOSP) com kernel Linux 4.4. Como foi dito, ele não será tão barato o HiKey 960 tem preço sugerido nos estados unidos de US$ 239 e sem previsão de chegada ao Brasil, quem quiser adquirir o produto direto dos estados unidos, pode estar comprando o produto e pagará mais US$ 40 de frete.

 

 

 

 


Interaja com a gente! :)