internet-no-brasil

Internet a Manivela?


     Hoje vamos falar sobre um assunto que causa muitas dúvidas na população brasileira, vamos falar sobre a internet no Brasil, porque será que a internet no Brasil é tão cara, e ainda assim é uma das piores do mundo?

     No início dos anos 90 a internet chegou ao Brasil, e no seu início, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. E só 5 anos depois que a internet deixou de ser um privilégio.

Por que a internet no Brasil é tão cara e tão ruim?

      A privatização da telefonia aconteceu em 1998 e o governo do PT assumiu o poder em 2003. Portanto, o que se fez no período posterior à privatização? Se ela foi tão ruim, não era o caso do PT aperfeiçoá-la?

      O ex-ministro das Comunicações no governo FHC, Sérgio Motta, teve uma sacada brilhante. No contrato de concessão, incluiu uma cláusula: dez anos depois, o contrato teria de ser revisto.

     Ele argumentou que a tecnologia era tão veloz que não fazíamos ideia de como seria o futuro, em 2008, quando o contrato venceu, o PT já estava no poder. O governo simplesmente ratificou a privatização que tanto utiliza para criticar o PSDB, assinando o contrato com as empresas de telefonia por mais 20 anos.

     O PT teve a oportunidade de nos defender e melhorar a qualidade da nossa internet, mas esse “maravilhoso” governo não teve o mínimo de competência para fazer isso, e olha que criticava horrores o governo anterior pelo mesmo motivo.

Será o fim da banda larga fixa ilimitada?

     Os usuários já podem ficar bem tranquilos, pois por enquanto não terá limite de dados na internet banda larga, pois a anatel bloqueou a decisão. Então nesse caso até próxima ordem podemos ficar mais tranquilos.

Operadoras no Brasil

     Sem sombra de dúvidas que a melhor internet banda larga fixa é a live Tim, pois presta um serviço de qualidade e sua velocidade é o que realmente esta vigente no contrato, até mais as vezes, em seguida vem a GVT, que pertence a operadora vivo, em terceiro lugar ficamos com a NET, e em último lugar fica operadora OI, com os piores números em diversas pesquisas feitas, é a que presta o pior serviço e é a que tem a pior qualidade.

O Brasil hoje se encontra na posição 87 do ranking mundial de internet, estando atrás até do PERU, COLOMBIA, CHILE, URUGUAY e muitos outros.

Qualidade da internet

      No Rio de Janeiro por exemplo muitas pessoas ficam presas a um péssimo serviço, já que a live Tim que é considerada a melhor internet, não esta presente em muitos lugares, sendo assim a grande maioria fica presa as outras 3, um exemplo é a população da baixada fluminense, alguns tem apenas duas opções, e alguns apenas uma, fazendo assim um total monopólio, e isso não é por falta de recurso, e sim por interesse político.

     Na copa do mundo de 2014, realizada no Brasil a internet foi um grande assunto, no caso o assunto foi a preocupação com a qualidade da internet aqui, pois precisaria muito para transmissões internacionais, e isso acabou gerando muitas dúvidas, pois não é de hoje que sabem que a internet no brasil é péssima, mas acabou que como sempre conseguiram dar um “jeitinho”, pois era “importante”.

 


Interaja com a gente! :)