O “Bichinho da Goiaba” no HD Está de Volta?


     Vocês lembram que a um tempo atrás, tinha um malware circulando ai na web, que apagava todos os dados do seu HD? Isso mesmo, ele está de volta, na época ele foi nomeado pela  Kaspersky como StoneDrill, esse capetinha surgiu em 2012 e deletou informações de 35 mil computadores da Saudi Aramco, companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita, essa empresa é a maior do mundo, nesse ramo.

     Segundo informações o StoneDrill contém módulos típicos para espionagem, e funciona também como ransomware, na verdade esse bicho nojento, tem capacidade de criptografar senhas, e a função seria essa, invadir arquivos pessoais, com senhas, e logo em seguida, cobrar para que a vítima tenha seus arquivos de volta, uma covardia. E podem crer, esse monstro faz estrago, ele dá ao hacker acesso remoto a todos os seus arquivos, dando ele total controle da sua máquina.

     Esse malware é tão “eficiente” que ele invade empresas, ele facilmente se esconde do antivírus, e de qual outro modo de segurança que tenha naquela rede e nas máquinas, como qualquer outra praga, ele não se instala no HD, ele utiliza parte da RAM associada ao navegador do usuário, assim ele utiliza o módulo para apagar tudo o que há do no seu HD.

     A princípio usuários comuns não precisam se preocupar com isso, pois segundo informações, parece que o alvo é uma grande empresa européia do ramo petroquímico. Mas esse tranquilidade pode não durar por muito tempo, já que esse malware já devastou computadores de vários lugares, como por exemplo os computadores dos bancos da coreia do sul, apesar do Brasil já está falido, a maldade não tem limites não é mesmo. No mínimo isso é preocupante.


Interaja com a gente! :)