Memória DDR 5 em 2018


     Na semana passada, a JEDEC anunciou que o próximo padrão de memória DDR5 oferecerá o dobro da largura de banda e densidade de DDR4, melhora a eficiência do canal e oferece uma melhor eficiência de energia. A nova norma não deverá estar no mercado até 2020, a JEDEC finalizará a norma no próximo ano e anunciará novos detalhes em seu evento Fórum Servidor em Santa Clara.

      Um novo padrão de memória DDR5 para servidores, desktops e laptops ofereceria uma largura de banda melhorada (pelo menos eventualmente), embora a latência da memória ainda salta entre gerações e raramente supera o padrão original, mesmo em alta freqüência. Maior largura de banda é sempre útil em cargas de trabalho de servidor e algumas aplicações de trabalho e desktops e laptops com gráficos integrados é ótimo para beneficiar de ter mais largura de banda de memória para uso em jogos ou aplicativos 3D.

      A JEDEC também anunciou que seu padrão de especificação NVDIMM-P também está se saindo muito bem. NVDIMM-P é um novo padrão NVDIMM e tomará seu lugar entre as múltiplas variantes já no mercado. NVDIMM-N corresponde a uma quantidade igual de DRAM e NAND flash no mesmo DIMM. O NVDIMM-F utiliza uma pequena quantidade de DRAM para amortecer uma grande quantidade de flash e é normalmente usado como alternativa a um SSD PCI Express. Essas unidades têm menor latência e melhor capacidade de resposta quando colocadas no barramento DRAM em vez da interface PCIe. NVDIMM-P combina NAND e DRAM em um único chip e pode interagir com dois mecanismos de acesso diferentes ao usar o padrão DDR4 existente.

O DDR5 será demonstrado em junho, e a especificação definitiva será publicada em meados de 2018. O que ninguém sabe é quando as novas memórias estarão disponíveis para consumidores finais por um preço aceitável.

VEJA O RESUMO EM VÍDEO:


1 thought on “Memória DDR 5 em 2018”

Interaja com a gente! :)