Intel lança memória Optane e Sua Recepção Será Calorosa


     A umas semanas atrás, a Intel anunciou seus novos drives Optane destinados às configurações de servidor e HPC. Hoje, a empresa está anunciando sua versão de cliente de PC. As novas unidades serão enviadas em capacidades de 16GB e 32GB. Eles são destinados principalmente para servir como unidades de cache para discos rígidos mecânicos, ao contrário de ser armazenamento primário para um sistema operacional ou jogos. E mesmo sendo voltada para o público mais high-end esse anúncio está causando uma ótima impressão, pois este lançamento é fundamentalmente e deve oferecer melhorias significativas de desempenho em pelo menos algumas cargas de trabalho.

     A Intel está fazendo algumas afirmações impressionantes sobre a capacidade da Optane de acelerar o desempenho em cargas de trabalho de desktop para todos os tipos de usuários. Mas não está claro o quanto o desempenho do Optane realmente difere de uma unidade de cache SSD.

     Nossos benchmarks mostram que os maiores ganhos de desempenho com uma unidade de cache SSD, pelo menos naquela época, vieram de emparelhar um Caviar Black mecânico mais lento com um SSD. O disco rígido que a Intel usa é um Western Digital Caviar Black WD1003FZEX, o disco rígido que testamos há 4,5 anos era um Caviar Black WD1001FALS. Tudo o resto sendo igual, esperamos que o WD1003FZEX seja ligeiramente mais rápido, já que oferece mais cache (64MB vs 32MB) e suporte para SATA 6G em vez de SATA II.

     Vocês podem observar que o mais interessante nessa tecnologia é sua felicidade, seus criadores estão focados nisso, e aparentemente ela vem para revolucionar. Provavelmente o preço não será tão atrativo. 


1 thought on “Intel lança memória Optane e Sua Recepção Será Calorosa”

  1. No mercado nacional já tem pra vender porém o preço é o dobro do que deveria ser. Levando em consideração a situação atual (maio/2017), seria uma boa comprar uma Optane sabendo que vale – NA TEORIA era pra valer – o preço de um SSD de 120GB?

Interaja com a gente! :)