o-que-e-fps

O que é FPS?


     Se você é um Gamer com certeza você já ouviu falar nesse termo “FPS” que significa Frames per Second, ou quadros por segundo, e esse termo se refere à quantidade de vezes que o seu computador envia, no intervalo de um segundo, um “quadro” para a tela do monitor, sendo assim, quantas vezes a imagem vista na tela no momento de um jogo é representada para o jogador.frame-per-second_01

     Filmes são uma sucessão de dezenas de “fotografias” a cada segundo, que são interpretadas pelo cérebro humano como algo contínuo, criando a ilusão de movimento. E isso não poderia ser diferente em um jogo, a representação de cenas é feita do mesmo jeito, usando diversos processos seguidos de exibição, que acontecem muitas vezes por segundo. O número de vezes que estes processos ocorrem depende do hardware do usuário, e sua capacidade de realizar este tipo de tarefa com agilidade e velocidade.

     Um exemplo bem simples de como funciona o FPS é o seguinte, tente desenhar várias figuras similares em um bloco e em cada folha deslocá-las um pouco. Quando você folhear o bloco, você terá impressão que a figura está em movimento. Com os vídeos funciona da mesma forma.

     Não existe uma taxa padrão de FPS, quando mais Frames, melhor é. Existiu uma época onde só se fazia filmes com 24 quadros por segundo, pois duvidavam que os olhos humanos teriam capacidade de assimilar taxas mais elevadas. Mas provamos que não é bem assim, e podemos ver como está hoje.

 


Interaja com a gente! :)