pfc-ativo

BRASIL uma MERDA? | O que é PFC ativo?


BATE-PRONTO, é quadro de perguntas que são respondidas ao vivo. Se você tem alguma pergunta, deixe nos comentários das nossas FÃ PAGE, quem sabe a sua não será a próxima.

Loja parceira: Blue Sky Informática

01:25 – O Brasil é uma MERDA?

08:08 – Qual a diferença de uma fonte com PFC ativo e sem?


2 comentários sobre “BRASIL uma MERDA? | O que é PFC ativo?

  1. Fala galera… queria mandar uma pequena correção para o que vocês explicaram sobre o PFC ativo nas fontes de computador… Bom… queria começar pela confusão que vocês fizeram com filtro de linha e estabilizador/nobreak(UPS)… o que compramos que tem essa potência em VA e houve também uma pequena confusão no que diz respeito ao fator de potência (que também tem a ver com o PFC, que é a correção do fator de potência).

    Falando especificamente do PFC, ele funciona mais ou menos assim… se você tem uma fonte de 300W sem PFC (PFC ausente), ela vai ter, em média, uma eficiência de 50%, ou seja, ela vai entregar 300W para o computador, mas estará gastando 450W de energia na sua rede elétrica. Esses 150W a mais que a fonte está gastando são simplesmente transformados em calor.

    Uma fonte com PFC ativo tem entre 95 e 99% de eficiência, o que significa que a mesma fonte de 300W continuará entregando os 300W mas estará gastando, no máximo, 315W de energia na sua rede elétrica e estará gerando menos calor que uma fonte com uma menor eficiência.

    Em alguns países é, inclusive, proibida a venda de fonte sem PFC, sendo obrigatória a existência de um PFC ativo ou passivo.

    Vale lembrar que o fator de potência serve também para os estabilizadores e nobreaks (UPS) e que, geralmente, fica em torno de 60% de eficiência.

    Portanto, quanto maior a eficiência (mais próxima de 100%), menos energia será desperdiçada. É recomendável, por exemplo, que todo equipamento de uso continuado tenha uma fonte com PFC ativo.e com eficiência superior a 90%.

    Um grande abraço e continuem com o trabalho, que está excelente 🙂

    1. Bacana Guilherme!!! Devo ter entendido errado, ou meu professor de física que não soube explicar direito… rsrsrsrsrs
      Mas confio em vc! Meu professor não regula muito bem…. Pra quem está lendo os comentários, Guilherme é o dono do servidor que hospeda esse BLOG.

      Muito obrigado pelo incentivo, TMJ meu camarada!!!! 🙂

Interaja com a gente! :)