Linha R9 (AMD) e Série 900 (Nvidia) Morreram?


     Hoje, quero mais uma vez tocar em um assunto, que é o coração do seu Pc Gamer, as famosas placas de vídeo, mas hoje quero falar algo diferente, muito se fala do sucesso da AMD com lançamento da suas placas, não deixam também de falar da continuidade do bom trabalho na Nvidia, ainda mais agora com a série dez, que está sendo um sucesso, ou seja, na atualidade estamos bem servidos, assim como foi nas gerações passadas. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte, com todo esse sucesso hoje, da nova geração, e muitas opções de placas de vídeo, da geração atual, será que vale a pena ainda investir em placas de vídeo da geração passada.

     Nesse caso, existem várias situações que envolvem o assunto, por exemplo, será que vale a pena investir em uma placa de vídeo de entrada da geração passada? Será que vale a pena investir em uma placa topo de linha da geração passada? Então, cheiradores de cueca, como eu disse, existem várias situações, são inúmeras variáveis. Mas vamos lá.

     O que muitos vão falar é o seguinte, “As placas das gerações passadas, ainda rodam jogos da atualidade, pelos menos a maioria delas”, sim e é esse um dos pontos fundamentais, ai em cima é cheguei a falar, que existem inúmeras variáveis envolvendo a situação, um exemplo legal seria, “Eu já tenho uma 970, será que eu fico com ela por mais tempo, ou já troco por exemplo, por uma 1060 6GB, ou uma 1070″, claro que se você não for se apertar financeiramente, trocar pela 1070, seria muito bom, mas a 970 não está suprindo bem nos jogos? Por que você iria trocar, é algo que não existe muita necessidade, outra situação seria, “Eu tenho uma 750, sera que vale a pena pegar uma 1050 ti?” Acho que isso já um caso diferente, o ganho seria muito grande de uma placa para outra, na minha opinião, já é mais interessante que o primeiro caso.

     Mas o ponto chave da questão, é aquela pessoa que não tem placa nenhuma, e está pensando em adquirir sua primeira GPU, será que vale a pena comprar placas, da geração passada, ou já cair na série nova da Nvidia, claro, isso falando de Nvidia. Nessa questão eu sempre vou estar a favor da série nova, até pela questão do preço que não compensa, ainda mais falando das placas de entrada, será que hoje vale a pena comprar uma 750 ti, na minha opinião não, o preço não compensa, compensa muito mais você investir na 1050 ti, está com um bom preço de mercado e entrega ótimo desempenho, tanto com processadores de entrada, quanto com processadores intermediário, um ótimo custo benefício. É óbvio que temos placas da geração passada com excelentes resultados, como por exemplo a 970, 980, 980ti, entre outras placas, porém muita das vezes, o preço não é atrativo, sem falar que as placas novas já vem com uma diferente e nova arquitetura. Claro que todo mundo tem que avaliar seu bolso também, mas como eu disse, muita das vezes, nesse ponto, também não compensa. No caso da AMD, a linha R9 de placas de vídeo, sempre tiveram uma performance muito boa, e apesar de um consumo energético muito elevado, eram placas muito potentes, mas acabou sendo esquecido, até mesmo pela AMD, mas ainda são placas muito potentes, mas se encaixam perfeitamente na colocação acima, de terem ficado para trás.

Alguns Pontos para Avaliar

     Pontos a serem avaliados, para você que vai comprar a sua primeira placa de vídeo, são os seguintes, lógico, o primeiro é a quantidade de dinheiro que você tem para gastar, o bolso é o mais importante cheirador de linguiça, dinheiro não é só para gastar com linguiça, então voltando a falar sério, a segunda coisa que você tem que ver são os jogos que você pretende jogar, ver qual seu nível de exigência em relação a gráfico e FPS, com esses três pontos, você consegue começar a analisar qual placa deve escolher, como eu já disse, sempre terão placas de várias gerações para atender as suas necessidades, por exemplo, o lambedor de poste, fala que só quer jogar CS Go, lógico que uma 750 ti vai estar de bom tamanho, e vai suprir completamente a necessidade, mas será que daqui algum a um tempo, esse lambedor de cuecas não vai querer jogar outros jogos, a partir do momento que você tem uma placa de vídeo, e um bom conjunto de hardware no seu Pc Gamer, se abrem os horizontes, e sua visão. Então tenha uma pensamento visionário, no caso uma visão aberta na hora de escolher a placa.

 

 


Interaja com a gente! :)