Por Que vc Continua ERRANDO ao Escolher Seu MONITOR, VA vs IPS vs TN, Tamanho, Tempo de Resposta?


Fala aí meu camarada, hoje você vai tirar todas as suas dúvidas e finalmente fazer a escolha certa quando o assunto é monitor.

A primeira coisa para escolher um monitor é o tamanho dele, você que já deve ter dado uma olhada por ai, já viu que temos monitores de 16 a 32 polegadas, sem falar nos UltraWide que acabam sendo uma boa opção se seu foco no PC é a produtividade, o tamanho vai depender do seu bolso e gosto, por exemplo, se você curte deixar o monitor mais longe e gosta de jogar um jogo single player, triplo A monitores maiores vão acabar sendo uma boa pedida, principalmente os QuadHD e os 4K, se sua pegada é mais o seu trabalho, planilhas, vários documentos, abertos, um UltraWide com certeza vai te ajudar a trabalhar melhor, e para você que gosta de um jogo competitivo, um League of Legends, Valorant, CS:GO, Rainbow Six e até mesmo um Fortnite, um monitor de 24 a 27 polegadas Full HD vai acabar sendo a escolha mais certa para você.

O segundo tópico que temos que abordar quando falamos de monitor é o painel. O painel nesse caso se refere a tela e como ela é feita, nos monitores hoje temos 3 painéis predominantes, o IPS, o TN e o VA. O IPS é conhecido pela qualidade de cor, e ângulos de visão excelentes, mas pecando em outros aspectos como tempo de resposta e taxa de atualização, o painel TN já é quase que o oposto, ele não é conhecido por ter boas cores e ângulos de visão, mas tem um tempo de resposta mínimo e tem taxa de atualização altas, Já o VA é o melhor dos dois mundos, tem cores boas, e ângulo de visão bons, mas não tão bons quanto do IPS, e consegue ter taxas de atualização altas e tempo de resposta baixa.

Agora você deve estar pensando, “não entendi nada Brunão, qual que eu escolho?” ,calma gente boa, vou explicar direitinho, se você trabalha com edição de vídeo ou imagem, gosta do aspecto mais de beleza dos jogos, cores mais fiéis o IPS com certeza é o painel para você.

Já se você gosta mais de jogar aquele jogo competitivo, onde cada segundo conta e você quer ter vantagem em tudo, o painel TN é uma escolha melhor, já que ele vai te dar essa vantagem competitiva.

Mas e o VA? O VA, é pra você que joga e trabalha, que edita vídeos mas gosta de jogar um CS:GO, ele não vai te deixar na mão em nada que você faça, então se você é meio indeciso, ou gosta de variar muito o que você faz no computador, o VA é uma escolha mais segura.

Tem mais um aspecto que temos que levar em conta quando compramos um monitor, a taxa de atualização, o tempo de resposta e a resolução, bom eu já falei que se você gosta de taxa de atualização alta e tempo de resposta baixa você vai acabar optando pelo TN, mas existem monitores IPS e VA com essas características também, o problema é que eles vão acabar sendo mais caros que o TN, e acaba que eles não tem um tempo de resposta tão baixa, já que a maioria é de 5 milissegundos gray to gray, que é a medida que realmente mostra a o tempo de resposta do monitor, e também será mais difícil de encontrar monitores acima dos 165Hz que não sejam TN, mas a taxa de atualização e a resolução você tem que escolher baseado na sua máquina, já que não adianta ter um monitor QuadHD 165Hz se você não tiver a força para rodar os jogos nessa resolução e com pelo menos 165 FPS constantes, por isso antes de comprar um monitor já pense na proposta do seu PC, você montou seu PC pra rodar CS:GO com 200 FPS no full HD, então um monitor FullHD 144Hz ou 165Hz já está de bom tamanho, já que se você por exemplo comprar um monitor 240HZ e não conseguir rodar os jogos a 240 FPS pelo menos, vai ficar com a sensação de travamento, da mesma forma que hoje no seu monitor mais comum de 60 Hz se o seu fps cai de 60 você também percebe a falta que o frame fez.

Concluindo meu camarada, para escolher seu monitor você precisa ver o tamanho dele, qual painél se encaixa melhor para você, qual resolução junto com qual taxa de atualização, e lembre-se que sempre veja sua proposta no geral, assim como você tem que ver se vai focar na sua placa de vídeo ou processador na hora de montar o seu PCzão também precisa ver onde você precisa focar no seu monitor, se é tamanho, se é resolução, se é pegar um painel mais caro, com mais hertz, tudo isso é importante. Fechou??


Interaja com a gente! :)