Projeto Scorpio (Microsoft)


     A Microsoft finalmente anunciou algumas das especificações de sua próxima atualização do Project Scorpio, e as implicações para a linha de produtos Xbox One são enormes.Isso não é apenas uma atualização ou dobra de recursos existentes, como a Sony usada com o PS4 Pro. Isso é algo completamente diferente, e a Microsoft não parece estar apenas atirando para o PS4 mas também no mercado de PC também.

     O chip gráfico (GPU) será capaz de processar seis teraflops, ou seis trilhões de operações de ponto flutuante por segundo. Isso parece muito, mas equivale à potência da Nvidia GeForce GTX 1070, e fica atrás da placa de vídeo 1080, Titan X, 1080 ti e também a mais nova Titan XP.

     Realmente será um console, muito potente, e foi revelado que ele  será 4,5 vezes mais poderoso do que o Xbox One, e 1,4x mais poderoso do que o PS4 Pro. A promessa é de que você jogue em 4K a 60 FPS. A Microsoft fez uma demonstração com o jogo Forza, e em 4K travado em 60 fps, e o chip gráfico ficou entre 60% e 70% de utilização, sugerindo que o console tem poder de sobra.

     A largura de banda da memória também recebe um enorme pontapé para cima. O Xbox One foi criticado por sua decisão de se basear em DDR3 mais barato em vez de ir a rota unificada GDDR5 que a Sony escolheu. Scorpio vai usar GDDR5, e oferece 12GB de memória, acima de 8GB. Que 12GB de RAM é acessado através de uma série de 32-bit buses de memória, para um total de 326GB / s de largura de banda de memória. Isso é quase 5x a largura de banda DRAM do Xbox One, sem contar os 32MB de cache.

     O que sabemos mais a fundo, é que a Microsoft esta investindo pesado, para trazer um console, de performance absurda, e já vimos que também, que seu objetivo é trazer jogos para rodar em 4k a 60 FPS, realmente uma grande evolução, para quem é fã dos consoles. Tudo isso realizado em parceria com a AMD, tanto a GPU, quanto a CPU, e a CPU pode ter sido um ponto fraco dessa trama, já que não foi utilizado a nova tecnologia Ryzen, e sim a antiga, jaguar.

Veja o Resumo Dessa Matéria:


Interaja com a gente! :)