qual-memoria-usar

Memória, DDR3 ou DDR4?


     E ai Gamer, na hora montar um PC Gamer, ou um simples computador caseiro, será que já está de bom tamanho uma memória DDR3 ou já vale a pena investir em uma DDR4? Descubra agora qual memória comprar.memoria-ram-3

     Hoje no mercado existem diversos modelos, marcas e valores diferentes de memórias RAM, e isso gera uma grande dúvida na hora comprar, e isso não pode ser para menos, já que é um dos componentes mais importantes de um computador, a memória RAM é um componente no computador responsável por gerar leitura de conteúdo não permanente, diferente do HD, a memória RAM tem a função de processar tudo aquilo que você acessa, temporariamente.

     Mas vamos ao que interessa, com a nova DDR4 lançada no mercado, se gera muita dúvida, será que já vale a pena comprar uma memória DDR4? Na verdade não existem tantas mudanças importantes e visíveis de uma versão para outra.

Vamos entender isso melhor?

     Uma das novidades da DDR4 é que ela já vem disponível de 4GB a 16GB, outra novidade é que a DDR4 trabalha com uma taxa de 2.133 até 4.266 MHZ, enquanto a DDR3 trabalha apenas de 800 a 2.400 MHZ. É muita diferença, que tem a capacidade de fazer mais transferências em um mesmo intervalo de tempo.memoria-ram-2

     E o ponto em que eu quero chegar é que a DDR4 sofreu um aumento na sua latência, isso significa que existe um atraso na leitura dos arquivos, quando maior a taxa de latência, maior é o atraso, um exemplo é que as memórias DDR3 tem essa taxa variada entre CL10 ou CL11 já as memórias DDR4 tem essa taxa variada em CL14 ou CL15.  Então isso significa que um computador com DDR3 e outro com DDR4 funcionaram da mesma forma, por que mesmo que a DDR4 tenha a maior taxa de frequência ela também tem um maior taxa de latência, acabando assim praticamente se igualando a versão anterior. Sua única e real vantagem é o baixo consumo de energia elétrica.

     Porém se você vai montar seu PC agora, o nosso conselho é que você já compre uma placa Mãe que suporte a memória DDR4 e consequentemente a memória junto, pois é o que há de mais novo, e com certeza sofrerá varias evoluções daqui pra frente.


Interaja com a gente! :)