Guerra de Resoluções


Vivemos hoje uma grande guerra de resoluções, é o lançamento de 4k, comercialização do 4k, ai vem várias empresas se juntam e começam a projetar o 5k, começam a comercializar, mas o preço não é tão atrativo, dai já vem a dell e apresenta um monitor 8k, é de fato uma verdadeira guerra de resoluções, e que maravilha, não? Isso é sinal de que realmente a tecnologia, tem avançado de forma constante, e com novas tecnologias sendo descobertas e inventadas, e isso é muito bom para o consumidor, porque até mesmo se ele não pode comprar o mais novo, o lançamento do mais novo, significa o barateio do mais antigo, ou melhor, o modelo anterior, que no caso nem sempre é tão antigo, mas vamos saber mais dessa história.   

     Foi “ontem” que começamos a ver a realidade em 4K, e inclusive já se falava até aqui no blog, sobre o “futuro em 4K“, ai vem a Dell e apresenta na CES 2017 um monitor em 8K, é claro que não é algo que vai estar acessível para nós meros mortais de uma hora pra outra, até porque nem o 4K, ainda é uma realidade fácil, mas a Dell praticamente mencionou que este ano já estará disponível no mercado, ou seja, não foi apenas uma mera apresentação e sim um anúncio “oficial“.

     Com nome UltraSharp 32, o seu display será de 32 polegadas e resolução 8K. Isso significa 7680×4320 pixels. Sua taxa de atualização será de 60Hz. Falar da qualidade desse monitor é até uma ironia, FullHD era bom, 4K melhor ainda, 8K é demais não é mesmo cheiradores de linguiça toscana frita? Exatamente, é uma resolução extraordinária, e realmente dispensa comentários, mas ai entram várias questões, como por exemplo, uma placa de vídeo para rodar essa resolução a 60 FPS, que é considerado um padrão aceitável.

     Como já foi citado aqui no blog anteriormente, a própria Dell, já comercializa monitores com resolução 5k, não só ela mas várias outras fabricantes. O que temos visto é que o preço desses monitores e telas de modo geral, não são tão atrativos, ficando assim a sua venda, a um público bem limitado.

     Também foi divulgado que não é um projeto da Dell, transformar esse monitor em um sucesso de vendas, até porque é um público bem especifico, mas sinceramente, qual é e empresa que lança algo no mercado e não quer que venda muito, isso é fogo da Dell, sinceramente. A quantidade de monitores a serem produzidos não chegou a ser divulgado, porém mais uma vez eu digo, não acredito que sejam muitos, justamente por ser um público bem especifico, deve entrar no mercado primeiro em uma espécie de fase de testes, para ver o quão bom serão as vendas.

     Como eu já havia dito, a própria Dell disse que não espera que seja um sucesso de vendas, e isso é realmente de se esperar até por que nem a 4K ainda esta popularizado, está se assentando no mercado agora, o FullHD ainda é muito mais popular, mas esse ano eu acredito que o 4K terá mais força, e ai a gente pode começar a pensar em 8K.

 


Interaja com a gente! :)