Novos SSDs da Western Digital com Maior Capacidade


     Quando se fala de evolução de armazenamento, com certeza temos que falar em SSD, as evoluções desses pequenos gigantes surpreende qualquer um, tanto com a evolução em capacidade de armazenamento, e cada vez a situação evolui ainda mais, um exemplo disso é a empresa Western Digital, a empresa revelou que começará a produzir em breve chips para SSD com o dobro da capacidade atual, se hoje um SSD já ajuda bastante na sua velocidade de leitura dos arquivos, imagina com uma capacidade de armazenamento maior, assim não demorar muito para termos notebook com 1 ou 2 TB de capacidade, lógico que esse “demorar muito é um sarcasmo”, pois ainda acredito que vá demorar um bocado, porém menos do que a gente imaginava.

     E é isso mesmo o que você esta pensando, a capacidade de armazenamento está sendo duplicada, e o melhor, sem alterar as dimensões do componente. E isso é graças a um novo tipo de chip 3D NAND desenvolvido a partir de uma parceria com a Toshiba que apresenta densidade de 512 gigabits. O padrão nos SSDs mais sofisticados são chips com 256 gigabits. Impressionante de fato.

     O nome da tecnologia, explica mais ou menos como alcançar essa façanha, seria mais ou menos para explicar o empilhamento de camadas de células de armazenamento, como se estas formassem cubos ou blocos. É muito comum hoje encontrar chip com 32 ou até mesmo, 48 camadas, hoje a Western, fala de 64 camadas, o que seria incrível. Mais detalhes da tecnologia não foram explicados, mas se sabe também que existem empresas concorrentes, como a samsung, trabalhando fortemente para lançar novidades no mesmo sentido.

     Quando o SSD chegou no mercado, foi de impressionar a sua capacidade de inicialização, isso deixou muito gente de queixo caído, com tanta diferença que ele causava na inicialização de jogos, programas pesados, e loading (também em jogos) creio que com essa evolução as coisas só tendem a melhorar, então teremos cada vez mais capacidade maior de armazenamento em um SSD, ou até mesmo um aumento na velocidade de inicialização que já boa, mas com certeza pode ficar melhor.

 


Interaja com a gente! :)