VAZOU! RTX 3070 TI e RTX 3080 TI, O FIM do DISCORD, Novo Nintendo Switch com DLSS


Fala aí meu camarada, pronto pras notícias mais fresquinhas do mundo da tecnologia? Bateu a saudade? Não se preocupe que essa semana tá recheada, vem comigo que tá começando mais uma edição do Brunão Nacional.

Intel só usará 7 nm a partir de 2023

Que a Intel tem uma expectativa grande de melhora não é novidade, a fabricante que vinha espremendo cada gota de performance da sua arquitetura de 14nm que vem sendo usada desde a sexta geração lançada em 2015, e já irá transacionar para uma arquitetura de 10 nm  já na segunda metade de 2021 com sua décima segunda geração, geração que deve tornar a Intel competitiva novamente, e mesmo assim ela ainda está para trás, já que sua concorrente AMD já usa 7 nm nos seus Ryzen 5000, e já demonstrou interesse em migrar para 5 nm em sua próxima troca de arquitetura, a Zen 4.

Enquanto isso o novo CEO da Intel Pat Gelsinger em anúncio feito nesta última terça feira, revelou ao público que só terão processadores Intel com 7 nm a partir de 2023, com a arquitetura de codenome Meteor Lake, e que manterão os 10 nm durante todo 2022, o que talvez dê uma folga para a AMD continuar na frente.

Mas uma boa notícia dada pelo CEO é a volta da filosofia “Tick tock” utilizada pela Intel durante a maior parte da sua história, e que consistia em trazer grandes melhorias a cada 2 gerações com uma geração de aperfeiçoamento entre elas, filosofia que foi responsável por grandes avanços no mundo dos processadores e também a filosofia que deixou a Intel tão a frente de seus concorrentes que adotou a postura que vemos em seus últimos produtos, com pouca melhora e reciclagem de tecnologia.

Com certeza para nós consumidores é muito benéfico ver uma fabricante voltando a ser competitiva, assim teremos processadores melhores e mais baratos de ambos os lados, não com uma fabricante colocando os preços mais altos por ser melhor, e nem sua concorrente cobrando mais barato mas ao mesmo tempo não entregando a performance que nós queremos.

Novo Nintendo Switch Pro terá suporte ao DLSS e usará nova GPU da Nvidia

E agora para os fãs do Nintendo Switch seu camarada tem boas novas pra vocês. Não é novidade que o Switch atual já usa uma GPU da Nvidia a Tegra X1, mas agora aparentemente em sua nova versão o switch receberá uma GPU da Nvidia mais potente e com suporte ao DLSS.

Isso mesmo, a Nvidia deve implementar a tecnologia que salva os frames de tanta gente no console da Nintendo em modo TV, o que deve tornar possível que o novo console tenha suporte ao tão desejado 4K, o novo chip que empurrará o console aparentemente será da arquitetura Lovelace, a sucessora da atual Ampere, o que deve dar potência para o console quando estiver conectado a TV, e autonomia quando estiver em modo portátil.

Normalmente a Nintendo não lança novos consoles inutilizando os antigos, normalmente são apenas modelos mais parrudos e com algumas melhorias, mas se o ganho na GPU for grande e com o auxílio do DLSS talvez a Nintendo possa aumentar a qualidade gráfica dos jogos feitos para o novo console.

Sony aparentemente irá desativar loja do PSP PS3 e PS Vita

Se você ainda tem um carinho pelo seu PSP, PS3 ou PS Vita, te trago más notícias aparentemente a Sony irá encerrar o serviço das lojas online desses consoles, caso queira comprar outros jogos, vai ter que encontrar o jogo físico para comprar, e se caso o jogo não teve um lançamento físico, isso acaba fazendo com que seja impossível adquirir o jogo após o fechamento da loja.

Aparentemente a loja do PSP e do PS3 serão fechadas dia 2 de julho, enquanto o pessoal do PS Vita terá mais tempo, com a loja sendo encerrada dia 27 de agosto, ambos em 2021, se você tem jogos comprados de maneira virtual não é para se preocupar, você ainda poderá baixar todos os jogos que você possui após o fechamento da loja, ficando impossível apenas de comprar novos jogos.

Rumores apontam que 3080 Ti e 3070 Ti serão lançadas em maio, e informações vazam sobre a 3080 Ti e 3070 Ti

E mais notícia boa envolvendo placas de vídeo, vazaram algumas especificações das novas placas de vídeo da Nvidia, RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti, a 3080 Ti aparentemente virá equipada com 12 GB de RAM e com a GPU GA-102-225, enquanto a 3070 Ti virá com 8 GB e com a GPU GA-104-400, ambas as placas ficaram posicionadas entre seu modelo base e o modelo acima, sendo assim são placas para preencher lacunas que ficam entre um modelo e outro.

Também foram vazadas as datas de lançamentos das placas com ambas sendo previstas para maio, com a 3080 Ti sendo lançado no meio de maio e a 3070 Ti sendo no final do mês de maio, resta saber a real performance das placas e o preço que chegará para nós, como já falamos aqui a 3080 Ti deve vir com o limitador de mineração, e se ela vier a 3070 Ti também vai acabar tendo o limitador, vamos ver se ele será efetivo nesses modelos ou será desbloqueado assim como a RTX 3060 foi.

 

E agora para o giro de notícias, pra você ficar por dentro de tudo, Quick Bits!

  • Microsoft está em negociações para comprar o Discord pela bagatela de 10 Bilhões de dólares, a quantia é realmente muito alta mas significaria que o Discord estaria mais integrado com os produtos da Microsoft, ganhando até talvez uma versão para Xbox, ou vindo até instalado por padrão no Windows, assim como a empresa já faz com o Skype, a Microsoft é famosa por matar esse tipo de serviço, com por exemplo o MSN quanto o tornou Windows Live Messenger e com o Skype, que na opinião de muitos usuários se tornou um serviço pior depois da sua aquisição pela Microsoft em 2011, temos que torcer que a empresa não faça o mesmo com o Discord se a aquisição ocorrer.

  • A Jade Raymond, que estava liderando os estúdios de desenvolvimento da Stadia, e que saiu da empresa após o fechamento desses estúdios parece já estar de casa nova, agora liderando um novo estúdio em parceria com a PlayStation, esperamos que ela seja bem aproveitada dessa vez, e que possa trazer bons jogos para nós.

  • O segundo grande patch de Cyberpunk 2077 está para sair, após atrasos devido ao ataque hacker aos servidores da CD Projekt RED a empresa parece estar finalmente pronta para lançar a segunda leva de correções que segundo a empresa deve corrigir bugs relacionados a dirigir carros que eram bem inconsistentes principalmente na hora de fazer curvas, e como a polícia se comporta, para ser algo mais realista, não simplesmente policiais brotando do chão como vínhamos vendo no jogo, isso deve fazer com que a gameplay fique mais agradável, mas ao mesmo tempo sabemos que o jogo tem muitas áreas onde pode melhorar, como por exemplo a reação dos NPCs a explosivos e armas, e precisaremos esperar para ver quando a empresa deixará o jogo próximo ao que foi prometido no lançamento.

  • Nvidia aparentemente pretende transformar GPU feita para servidores como mais uma placa da sua linha CMP HX, (encaixar fala brunão) a nova placa da linha será baseada na HPC GPU A100, que segundo rumores poderia chegar próximo aos 200 MH/s, podendo assim dobrar a placa mais potente da atual linha CMP, a placa na teoria seria tão potente que acabaria tirando os olhos dos mineradores das placas RTX, o que pode ser uma boa notícia para nós que estamos sem placas para comprar no momento atual.

  • Mais detalhes foram vazados sobre a décima segunda geração da Intel, a Alder Lake, aparentemente a Intel está esperando um ganho de 20% no single core, que já está forte na décima primeira geração, e um aumento de até 2 vezes na performance multi-core, que teve uma queda agora na décima primeira em comparação com a décima geração, todas boas notícias, nos resta ver se elas realmente se materializam e qual será a performance da AMD na próxima geração que contará com novo socket pela primeira vez desde a introdução dos Ryzen.

 


Interaja com a gente! :)