WI-FI por Infravermelho


     A mesma tecnologia usada no Bluetooth, hoje pode ser usada para melhorar o wi-fi que usamos na nossa casa, lógico que de forma bem aprimorada, o objetivo é usar o infravermelho, assim o wi-fi será bem melhor, e não terá interferências, e nem ficará congestionado.  Essa tecnologia foi apresentada por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Eindhoven, nos Países Baixos, é simples: ela consiste em antenas fixadas no teto que emitem luz infravermelho para os dispositivos ao alcance dos raios, como um smartphone, tablet ou notebook.

     Em alguns testes realizados a chegaram a uma velocidade de download de 42,8 Gb/s a uma distância de 2,5 metros da fonte, com apenas um raio. Os roteadores mais caros sofrem para chegar a um décimo disso, com isso podemos ver que pelo menos na parte da experiência o resultado esta sendo muito bom, com exoluções o resultado pode ser ainda melhor.

     O problema é que o infravermelho não penetra paredes, haveria necessidade de ter um aparelho em cada cômodo da sua casa, ou ambiente em que estivesse sendo utilizado. Mas ela é bem mais inteligente que o infravermelho da década passada: as antenas monitoram a localização de cada aparelho para que, quando um deles sair do alcance de um raio, outro raio seja ativado e continue fornecendo a conexão.

     Porém a única desvantagem desse sistema seria realmente a instalação de várias antenas, uma por ambiente, porém as vantagens são enormes, principalmente que cada aparelho conectado recebe cada um seu próprio fecho de luz, dando assim mais velocidade e mais instabilidade na conexão.


Interaja com a gente! :)